Qiskit Global Summer School

Brazil Quantum
4 min readAug 19, 2020

--

Ocorreu, entre os dias 20 e 31 de Julho de 2020, a primeira edição online da Qiskit Global Summer School (QGSS), organizada pela IBM. Neste post, eu, Rodrigo Ferreira — cofundador da Brazil Quantum — irei relatar minha experiência nessas duas semanas de curso e, eventualmente, motivar nosso leitor ou leitora a participar da próxima summer school.

Para os que ainda não sabem, Qiskit é uma framework de código aberto (open source software development kit) para computação quântica. Lançado em 2017 pela IBM, o Qiskit possibilita criar e executar programas utilizando uma série de ferramentas e seus quatro elementos básicos: Terra, Aer, Ignis e Aqua. A programação pode ser feita tanto em um simulador de computador quântico (no seu computador pessoal) quanto em computadores quânticos reais do IBM Q-Experience. A utilização do Qiskit ainda será fonte de vários posts e tutoriais da Brazil Quantum.

Qiskit

A QGSS é uma escola gratuita, aberta para todos os interessados em computação quântica. O processo de inscrição consistiu, em 2020, em um preenchimento de um formulário contendo dados pessoais e um texto de motivação para cursar a escola de verão. Dentre os selecionados para o curso, uma fração foi convocada para participar dos laboratórios.

De início, é importante ressaltar que a escola tem como propósito o “empoderamento da próxima geração de desenvolvedores quantum”. Para atingir esse objetivo, a primeira semana de curso é focada em cobrir os tópicos introdutórios de computação quântica: definição de qubits e circuitos quânticos, escrever programas no Qiskit, algoritmo de Shor e quantum error correction.

Por outro lado, a segunda semana aprofunda-se no foco principal da escola — dispositivos supercondutores e aplicações de Química Quântica. Nessa parte, as aulas apresentam os seguintes temas: qubits supercondutores (osciladores harmônicos, junções Josephson, eletrodinâmica de circuitos quânticos e métodos de calibração) e Química Quântica (obter o Hamiltoniano e os estados de energia das moléculas de H2 e LiH por meio de algoritmos VQE).

O último dia de curso ofereceu um painel de carreiras com diversos especialistas da área — na academia e na indústria. Nomes ilustres como Jay Gambetta, John Preskill, Steve Girvin e Monika Schleier-Smith compartilharam suas experiências e forneceram insights valiosos sobre como construir uma carreira em computação quântica. Confira essa conversa aqui.

O dia típico da QGSS consistia em 3 horas de aula (com pequenos intervalos de 10 ou 15 minutos no meio) seguidas de uma prática laboratorial. Os laboratórios consistiam de exercícios de diferentes níveis de dificuldade sobre o tema abordado na aula daquele dia específico. As tarefas dividiam-se em: ungraded exercises — cujo objetivo era apenas praticar e entender melhor os conceitos — e graded exercises, os quais realmente contavam como nota para o curso. Dos nove laboratórios, o aluno precisa concluir 65% ou mais com êxito para receber o certificado de conclusão da QGSS.

Trecho do laboratório de Algoritmo de Shor

Como suporte de dúvidas sobre as aulas e laboratórios, a QGSS também contava com um servidor no Discord com diversos canais — alguns focados em assuntos do curso e outros em networking e aleatoriedades. O Discord da QGSS foi um diferencial extremamente positivo dessa experiência, pois os mentores estavam disponíveis na maior parte do tempo para esclarecer as dúvidas. Ademais, representou uma excelente oportunidade para os participantes se conhecerem melhor e formar conexões valiosas durante e após a escola.

De forma geral, o curso atendeu às expectativas — que eram bem elevadas — criadas a seu respeito. O único ponto negativo foi assumir que “saber multiplicar matrizes e ter alguma experiência em Python” (conforme consta nos pré-requisitos) seria suficiente para poder acompanhar as aulas sem problemas. Os tópicos da segunda semana, em especial, demandaram uma base muito mais aprofundada de Física Quântica e Química.

Faz-se necessário, dessa forma, reconhecer o mérito do time quantum da IBM em elaborar um curso tão completo e avançado de forma gratuita e online. Parabeniza-se a organização das aulas, os exercícios propostos nos laboratórios e as interações nos canais do Discord que, certamente, foram de grande valor para todos os envolvidos — para criar novos aprendizados e conexões profissionais.

Esperamos que você, leitor e leitora da Brazil Quantum, inspire-se com esse depoimento e nos acompanhe nessa trajetória até a próxima Qiskit Global Summer School. Você pode ser a próxima pessoa a relatar a sua experiência e a contribuir para o desenvolvimento dessa comunidade no Brasil e no mundo.

Comunidade

--

--

No responses yet